É isto que nos une e o motivo pelo qual somos os Caminheiros Monte da Lua

domingo, 15 de abril de 2012

Olelas

Hoje fizemos um passeio com alguma ruralidade. Cheiros intensos e bonitas paisagens. 
Pelas 9h saímos de Olelas. O tempo mostrava-se incerto. Saímos em direcção a Morelena – Pero Pinheiro.
Ao avançarmos vai-se sentido que a ruralidade vai dando lugar à indústria da pedra… muita pedra… sobretudo pedra calcária.
Após uma “ligeira chuvada” chegámos às pedreiras de Morelena.
Lembrei-me que estávamos a pisar terra que os dinossauros pisaram! Imaginei como seriam aquelas terras no período jurássico ou neo-jurássico… provavelmente terras férteis, árvores frondosas e mais próximo do mar…
Pelo caminho vê-se terrenos imensos com ligeiras culturas de sequeiro e bastantes reservas de caça. Vê-se coelhos, chamarizes de caça, ratoeiras.
Senti que pisava terrenos pré-históricos, depois usufruídos por árabes (nomes como Albogas, Alfouvar, Almargem do Bispo, Almornos … faz-nos perceber que os árabes também estiveram por aquela região). Mas senti que apesar de todo o movimento que existiu em tempos, somos nós, os Europeus que estamos a abandonar  aquelas terras.
Sente-se alguma desistência. Terras abandonadas. Pedreiras a céu aberto, sem actividade. Casas em ruína. Tive uma sensação de completo abandono daquelas povoações e, pelas  abundantes reservas de caça direi que aquelas terras estão  “entregues aos bichos”. É pena!
Regressámos rodeados de paisagens abertas, muito bonitas, e cheiros inebriantes mas… vazias de pessoas. Após percorrermos cerca de 13 Km e pelas 12h30m chegámos a Olelas.
Como consulta sugiro:
http://www.jf-almargemdobispo.pt/articles/localidades/olelas
http://www.jf-almargemdobispo.pt

O percurso gravado pelo Álvaro:
(Obs: Se quiserem ver o percurso com maior detalhe... carreguem na VAQUINHA...)

Sem comentários:

Enviar um comentário