É isto que nos une e o motivo pelo qual somos os Caminheiros Monte da Lua

domingo, 22 de abril de 2012

Belas

A zona do Belas Clube de Campo foi hoje o nosso destino. Saímos do Largo do Jardim 25 de Abril em Belas às 9 horas em ponto e, após um breve percurso urbano infiltrámo-nos na Serra da Carregueira em direção ao Belas Clube de Campo.
No trajeto sente-se uma envolvente de grande riqueza natural e vestígios de uma forte tradição histórica, que em tempos foi muito usufruído pela realeza. Transcrevo um breve relato do Marquês de Marialva e que nos transporta para o século dezoito: O Paço, bem como os jardins, cobertos de flores, escondem-se no meio de uma mata com grandes árvores, laranjais e imensas murtas. Pelas moitas havia orquestras e os brilhantes pavilhões, todos iluminados no meio da escuridão da espessa folhagem, eram como edifícios feéricos…os Portugueses, quando a oportunidade se lhes oferece, perdem a cabeça com divertimentos.” (Marquês de Marialva, em Julho de 1787).
Atravessámos a serra. Cruzámos "bttistas" e "motoquatrista". Subimos e descemos. Desventrámos "a selva" e, ligeiramente cansados, pelas 10h50m estacionámos, no verdadeiro sentido da palavra, numa encosta com uma agradável vista, onde desgostamos os nossos lanches. Não sabíamos muito bem a nossa localização pois as opiniões variavam em relação ao espaço que observávamos. Pelas 11h15 retomámos a nossa marcha.
Contornámos o campo de golfe do Belas Clube de Campo. O espaço convida à descontracção e ao convívio. Senti que é um espaço onde toda a família pode partilhar as actividades ao ar livre e os amigos conviverem de uma forma agradável, no entanto a parte urbanística pareceu-me desordenada e algumas casas de construção descontextualizada do espaço, um pouco ao critério e vontade de cada proprietário.
Nos limites do Belas Clube de Campo e após uma ligeira indefinição de percurso o Francisco, Jerónimo e João perderam-se. Rui, Zé e Tina após “recuperarem” os perdidos também se perderam. Logo a maravilha tecnológica móvel começou a funcionar e após breves contactos deslumbrámos o soldado Agostinho que vinha no encalço dos perdidos. "Achados os Perdidos", todos juntos continuámos o regresso aos Fofos de Belas
Após passarmos pelo aqueduto, e através de paisagens bucólicas regressámos seguindo o rio Jamor. 
Cerca das 13 horas estávamos a comprar Fofos.
Foi um passeio muito agradável e para que não nos destruam as belas paisagens que hoje conseguimos desfrutar deixo-vos algumas imagens para comentarem.
Percurso gravado pelo nosso caminheiro Álvaro

Sem comentários:

Enviar um comentário