É isto que nos une e o motivo pelo qual somos os Caminheiros Monte da Lua

domingo, 5 de maio de 2013

Quinta do Pisão

Hoje fizemos uma incursão pelo concelho de Cascais.
Cascais tem potencialidades extraordinárias que poucos conhecem mas que são essenciais para garantirmos um futuro sustentado. Um desses exemplos foi o passeio que hoje realizámos.
Através do nosso excelente timoneiro Álvaro Almeida fomos conduzidos através de um percurso de extraordinária beleza.
Cerca das 9 horas, 57 caminheiros sairam da barragem do rio da Mula. O rio da Mula também conhecido por Ribeira das Vinhas, Ribeira dos Marmeleiros ou Rio Doce, conforme os locais por onde passa, nasce na Serra de Sintra (a montante da Lagoa Azul) e tem a sua foz no Oceano Atlântico, em Cascais na Praia da Ribeira. Tem de cerca de 10 quilómetros e  passa pelas localidades de Pisão e Alvide.
Após contornarmos a barrragem dirigimo-nos para nordeste em direção à zona de Cascais. Atravessámos o Vale da Ribeira das Vinhas até chegarmos à Ribeira dos Marmeleiros.
Chegados perto da localidade de Murches e contíguo à mesma, encontra-se o Parque das Penhas do Marmeleiro inaugurado em Setembro de 2009 foi concretizado com a parceria da Mota-Engil e a Agência Cascais Natura. Considero interessante este tipo de parcerias. A obra foi concretizada, agora preocupa-me a manutenção de toda a infraestrura
No Parque das Penhas do Marmeleiro fizemos uma breve paragem para degustarmos o suculentos lanches e desfrutarmos a magnifica paisagem constituida por uma flora rasteira por entre rochedos e árvores autóctones (pinheiros e carvalhos). Gostei do parque infantil, à moda antiga pois tem um castelo em madeira e apeteceu-me sentir as brincadeiras de  criança entre "cowboys" e indios. Descemos  através de um passadiço sobrelevado em madeira por entre massas rochosas de alguma envergura até à zona da ribeira.
Como a hora de compromisso de chegada se aproximava, fizemos um travessia rápida pela Quinta do Pisão (de baixo), não deixando de observar a relação muito estreita e cuidada entre o homem e a natureza, um  reencontro artístico e humanizado. Não passam despercebidas as obras de arte e os burros mirandeses puros. Estes burros lanudos, de raça Asinina de Miranda, encontram-se em extinção e neste espaço encontram bem estar e proteção.
Rápidamente chegámos ao nosso ponto de partida com a sensação que deveriamos voltar a este paraíso natural, protegido pela intervenção humana.

De 5 de maio de 2013 - Zé
De 5 de maio de 2013 - Zé

2 comentários:

  1. A maravilha deste lugar, é pensar que se "conhece" a Serra de Sintra, e depois descobrir que afinal ainda há lugares maravilhosos que afinal... não conhecia!
    Obrigada a todos por esta manhã maravilhosa!
    Zé Nascimento

    ResponderEliminar
  2. Este deve ser o blog mais falso que alguma vez vi. Como pode o suposto escritor ter visto o "castelo em madeira" se ele não está lá há mais de 2 anos?! Magia, certamente, até porque ainda aparece em fotografias mas foi queimado há vários anos!

    ResponderEliminar