É isto que nos une e o motivo pelo qual somos os Caminheiros Monte da Lua

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Barragem do Rio da Mula


Cabe-me a mim iniciar as narrativas e desenvolver a história da nossa viagem neste dia frio e cheio de sol. Espero que noutras viagens outros companheiros participem e construam os seus relatos, pois a nossa força é a força de todos.
Hoje o nosso destino, na semana dos namorados, cruzou-se com a paisagem do namoro, da paixão e do romantismo, Sintra. Mais concretamente a sua esplendorosa Serra.
Com inicio na Barragem do Rio da Mula, barragem localizada na serra de Sintra, passa perto de Sintra e Cascais. Trata-se da única albufeira do concelho de Lisboa, oferecendo paisagens de grande beleza, convida não só a observar a sua imponência, mas sobretudo convida a desfrutar de toda a natureza envolvente. Foi o que fizemos.
Como já foi referido o percurso teve o seu início na Barragem. Daí subimos por estradões de terra batida, mas a irreverencia do Luís levou-nos a entrar em trilhos, saltar por portões e de novo estradões até chegarmos novamente à barragem.
Cantando e rindo explorámos os sabores da serra, conseguindo assim com todo o prazer, abraçar a riqueza histórica e beleza natural da Serra de Sintra e do Parque Natural Sintra-Cascais.
Segundo a informação divulgada pelo PNSC, o Parque Natural Sintra-Cascais é um parque natural de área protegida na Serra de Sintra. Estende-se desde a zona de Sintra até às zonas da praia do Guincho e do Cabo da Roca. Divide-se em duas zonas distintas: a zona agrícola com vista a produzir fruta e vinho, e a zona costeira, com praias, falésias e dunas.
Neste parque encontra-se uma floresta primitiva com quase todas as espécies de Quercus, entre elas o carvalho-roble e o carvalho-negral. Encontram-se também eucalipto, pinheiro-bravo, choupo, salgueiro e acácia. Em termos de fauna, o parque tem aves de rapina como o falcão-peregrino, a coruja-das-torres, o gavião, o açor e a águia-de-bonelli. Encontram-se aves marítimas como gaivotas e pardelas.
Dos répteis e anfíbios fazem parte a salamandra-de-pintas-amarelas, o sapo-parteiro, a víbora-cornuda e o tritão-de-ventre-laranja. Encontram-se mamíferos como raposas, toupeiras e ouriços.
Foi um passeio muito agradável. O dia estava solarengo mas frio. O calor humano, divertido e de grande companheirismo que se transmite é, de toda a beleza que se observa nesta paisagem fabulosa, o elemento mais significativo.
Para terminar permitam-me enaltecer o espírito do nosso timoneiro Luís Morais. Sem ele "esta coisa" seria muito mais difícil. Obrigado Luís!

Sem comentários:

Enviar um comentário